
SAUSSURE E A CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
Foi realizado um levantamento nas bases de dados BRAPCI, Web of Science, e Google Acadêmico de trabalhos na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação que utilizam a visão estruturalista de linguagem de Ferdianad de Saussure. Apresentamos os resultados abaixo:
Base de Dados Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI).
Disponível em: <www.brapci.inf.br>.
Data da pesquisa: 21 de setembro de 2015
Estratégia de busca: todos os campos = Saussure
Número de registros recuperados: 4
-
Sintaxe e semântica de registros bibliográficos: princípios para a conversão de registros analógicos para o formato MARC21 bibliográfico: Scan for MARC.
ZAFALON, Zaira; SANTOS, Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa
Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, v. 5, n. 1, 2012.
-
Linguística e terminologia: contribuições para a elaboração de tesauros em ciência da informação.
MAIMONE, Giovana Deliberali; TÁLAMO, Maria de Fátima Gonçalves Moreira
DataGramaZero v. 12, n. 2, abr./2011.
-
A noção de estrutura e os registros de informação dos sistemas documentários.
ORTEGA, Cristina Dotta; LARA, Marilda Lopes Ginez de
Transinformação v. 22, n. 1, jan./abr. 2010.
-
Algumas contribuições da semiologia e da semiótica para a análise das linguagens documentárias . LARA, Marilda Lopes Ginez de
Ciência da Informação v. 22, n. 3, set./dez. 1993.
Web of Science
Disponível em: <www.webofknowledge.com>.
Data da pesquisa: 12 de novembro de 2015
Estratégia de busca: campo Topico = Saussure; Refinamento: Categorias do Web of Science = INFORMATION SCIENCE LIBRARY SCIENCE
Número de registros recuperados: 5 (internacional: 4; nacional: 1)
-
Nodes and arcs: concept map, semiotics, and knowledge organization
FRIEDMAN, A.; SMIRAGLIA, R.P.
Journal of Documentation, v. 69, n. 1, p. 27-48, 2013.
-
The notion of structure and the information records of the documentar systems.
ORTEGA, C.D.; LARA, M.L.G.
Transinformacao, v. 22, n. 1, p. 7-17, 2010.
-
Analogies between linguistics and information theory
WARNER, J.
Journal of the American Society for Information Science and Technology, v. 58, n. 3, p.309-321, 2007.
-
Structuralism, post-structuralism, and the library: de Saussure and Foucault
RADFORD, G.P.; RADFORD, M.L.
Journal of Documentation, v. 61, n. 1, p. 60-78, 2005.
-
Information as sign: semiotics and information science
RABER, D.; BUDD, J.M.
Journal of Documentation, v. 59, n. 5, p.507-522, 2003.
Google Acadêmico:
Saussure e Linguagens documentárias: 333 ocorrências
Saussure e Tesauros: 431 ocorrências
A teoria de Saussure na Ciência da Informação
Os estudos da semiologia europeia de Saussure, que consideram a linguagem como um sistema, uma estrutura, ao assumir relações mútuas entre os seus elementos, muito contribuem para a Biblioteconomia e a Ciência da Informação no que concerne à classificação de termos e conceitos para a elaboração de Linguagens Documentárias e Tesauros, proporcionando maior qualidade e consistência na recuperação da informação requerida pelo usuário.
A necessidade de empregar métodos que sejam eficientes e eficazes na representação recuperação de documentos e que compreendam aspectos sociais, culturais, educacionais, econômicos e tecnológicos induz o catalogador à observação das dicotomias saussureanas a fim de desenvolver um modelo teórico-conceitual de sintaxe e semântica em registros bibliográficos.
Em Biblioteconomia define-se como obra uma criação artística ou intelectual e manifestação a “materialização” desta. Cabe ao bibliotecário elaborar a representação desses itens de forma que permitam sua recuperação sem que seja necessário recorrer ao documento original. Nesse caso, os estudos de signo, significado e significante e também os princípios da arbitrariedade do signo e da linearidade do significante auxiliarão o catalogador nesta tarefa.
A linguagem natural tem propriedades e princípios próprios, é estabelecida a partir de convenções e transmitida de geração em geração. Sob este aspecto o bibliotecário estabelecerá conceitos segundo os estudos das abordagens sincrônica e diacrônica, ou seja, para elaborar vocabulário controlado ele utilizará termos da linguagem em determinado tempo e também termos existentes durante a evolução de determinada língua.
A atribuição de valor a uma informação se dá, segundo os preceitos de Saussure, através dos estudos de sincronia e diacronia e da língua e fala. O valor linguístico de uma palavra é “a propriedade que tem de representar uma ideia”. Seu conteúdo só é verdadeiramente determinado pelo concurso do que existe fora dela.
No que diz respeito à Língua e fala na elaboração de Tesauros, tomamos os princípios de Saussure considerando os termos utilizados na língua e na fala do público usuário. Uma linguagem documentária é um instrumento pelo qual recuperamos parte de um sistema gramatical existente.
Quanto às relações sintagmáticas e paradigmáticas, podemos dizer que a Ciência da Informação importa o principio estrutural de organização da linguagem na elaboração da representação dos documentos. Para tanto utilizamos os termos desta linguagem em seu eixo vertical e horizontal, ou seja, palavras isoladas e palavras contextualizadas.
O dualismo proveniente das teorias de Saussure permite explicar a inseparável e interdependente associação relativa à composição dos documentos. Esses apresentam uma estrutura externa e uma estrutura abstrata. (Lara, Ortega, 2010)