top of page

BIOGRAFIA DE SAUSSURE

Ferdinand de Saussure nasceu em 26 de novembro de 1857, na cidade de Genebra. Descendente de uma tradicional família de cientistas, de origem francesa, era filho do mineralogista e entomologista Henri Louis Frédéric de Saussure (1829-1905), neto do botânico Nicolás Théodore de Saussure (1767-1845) e bisneto do naturalista Horace Bénédict de Saussure (1740-1799). Esse ambiente familiar peculiar, que fomentava a cultura científica, foi favorável ao desenvolvimento intelectual de Saussure. A linguagem despertou seu interesse desde cedo e, aos 14 anos, influenciado pelo filólogo Adolphe Pictet (1799-1875), amigo de seu pai, iniciou-se no estudo do grego, latim e sânscrito. Também estudou francês, alemão e inglês, sendo considerado um poliglota ainda muito jovem.


Em 1875, Saussure ingressou na Universidade de Genebra iniciado seus estudos em Física e Química. Um ano depois, incentivado por familiares, foi para Leipzig estudar linguística. Convencido de que seu futuro estava nos estudos da linguagem, ingressou na Sociedade Linguística de Paris.

Ferdinand de Saussure (c. 1900).

Em 1878, aos 21 anos, publicou seu único livro “Mémoire sur le système primitif des voyelles dans les langues indo-européennes”, apresentando sua tese sobre a existência de consoantes laringais no indo-europeu. Seu trabalho foi muito bem aceito, firmando sua reputação na área de linguística comparativa. Dois anos mais tarde, obteve seu doutorado na Universidade de Berlim com tese sobre o uso do caso genitivo em sânscrito intitulada “De l'emploi du génitif absolu en sanscrit”.

 

Após seu doutoramento, Saussure mudou-se para Paris, onde trabalhou como professor de Lingüística Histórica na École des Hautes Études (1881-1891), ensinado Sânscrito, Gótico e Alto Alemão. Em 1891, Saussure retorna a Genebra, onde leciona Sânscrito, Linguística Histórica e Filologia Indo-Européia. Neste período, casa-se com Marie Faesch (1867-1950) e tem dois filhos.

 

Entre os anos de 1907 a 1913, foi encarregado de ensinar Linguística Geral na Universidade de Genebra, onde apresentou conceitos que mudaram completamente o modo de encarar a linguística. Paralelamente ao trabalho teórico reunido no curso de linguística geral, Saussure realizou outro estudo que é comumente chamado de “Os anagramas de Saussure”. Nesse trabalho, ele propôs a teoria dos anagramas para explicar a versificação em obras poéticas latinas.

 

Ferdinand de Saussure morreu em Vufflens-le-Château, próximo a Genebra, em 22 de fevereiro de 1913, aos 55 anos. Sua morte prematura tem sido relacionada a seu estilo de vida: Saussure era um homem que se dedicava integralmente ao trabalho em detrimento da família e da própria saúde.

 

Em 1916, três anos após sua morte, dois de seus discípulos, Charles Bally e Albert Sechehaye, com a colaboração de Albert Riedlinger, compilaram textos dispersos de Saussure, incluindo as fichas que usava em suas aulas, mais anotações feitas pelos próprios alunos em seus cursos, e editaram o livro “Cours de Linguistique Generale” (Curso de Linguística Geral). Esse livro foi amplamente lido, em francês, por intelectuais de toda a Europa e, em 1959, foi traduzido para o inglês por Wade Baskin. Posteriormente, em 1986, foi feita uma nova tradução por Roy Harris.


As ideias de Saussure foram consonantes com as de seu influente compatriota Claude Lévi-Strauss e também as de Emile Durkheim, pioneiro do novo campo da sociologia. O mérito de Saussure foi ter dado à ciência linguística um objeto e método próprios. Encarando a linguística como ramo de uma futura ciência mais geral dos signos - a Semiologia - Saussure foi, com Charles Peirce, mas de forma independente deste, um dos fundadores da Semiótica. Suas ideias revolucionaram os estudos da linguagem e continuam influenciando até hoje as pesquisas não só em linguística, mas em muitas outras áreas, como a teoria literária, a antropologia e a psicanálise.

De l'emploi du génitif absolu en sanscrit. (1880)

Horace Bénedict de Saussure

École des Hautes Études

Universidade de Genebra

SIGA-ME

  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • c-youtube

© 2015 Os Autores

bottom of page